4/04/2008

Os meus preferidos do Século XX: Cantor masculino

A minha escolha recai – é claro – sem pestanejar, em Elvis Presley.

Elvis foi um cantor completo. Pode haver dúvidas se ele foi, ou não foi, o Rei do rock’n’roll. Não entrarei nessa controvérsia – até porque sou republicano. Direi, no entanto, que foi o melhor roqueiro de pele branca durante uma boa meia-dúzia de anos. E adiantarei ainda que, sem ele, o rock (ou rhythm and blues, se preferirem) jamais teria saído do ghetto em que nasceu. O seu único rival teria sido Buddy Holly, não tivesse a sua carreira (e vida) sido interrompida tão brutal e precocemente.

Mas o mais importante é que Elvis era bom em todos os gêneros musicais que interpretou. Como baladeiro foi inultrapassável. O timbre e o vibratto natural da sua voz são inimitáveis. Até hoje não surgiu nenhum cantor que possa considerar-se, mesmo que de longe, equiparável a Elvis.

Houve grandes intérpretes e compositores que não posso deixar de recordar, como Chuck Berry, Little Richard, Pat Boone, Paul Anka, Neil Sedaka, Ricky Nelson e, sobretudo, o inspiradíssimo Roy Orbison. Entre outros, eles fazem parte da minha galeria de cantores imortais do século XX, mas o lugar de honra pertence a Elvis Presley. Definitivamente.

5 comentários:

Fantomas disse...

Concordo plenamente contigo!

Rato disse...

Realmente, pondo de lado a tipologia das canções e movimentos (rock 'n' roll, baladas, espirituais, country etc.) e focalizando-nos apenas na voz, Elvis terá de vir sempre em 1º lugar, não existe qualquer outra alternativa para tal liderança. O homem tinha mesmo razão quando logo no princípio de carreira garantiu alto e em bom som que conseguia cantar o que quer que fosse.
Ficámos assim a saber o cantor e o grupo preferidos do "nosso" Zeca do Rock. E quanto a intérpretes femininas? Algum nome em especial ou nem por isso?

Zeca do Rock disse...

Em breve vou publicar a minha preferência em solistas femininas. Todavia (não sei se é porque sou tão apaixonado pelo sexo feminino) a escolha está-se a revelar extremamente difícil. Acho que vou ter que colocar várias em 1º lugar ex aequo...

Rato disse...

Pelo menos meia dúzia, uma para cada dia da semana (o domingo é para descansar, eheheh).
A sério, a menina mais aqui do Rato sempre foi a Melanie. Há 40 anos atrás, mas foi. Para além dela existiam outras paixonetas, claro: a Janis, a Grace (Slick), mais tarde a Linda (Ronstadt) ou a Bette (Midler). Isto só para falarmos nas anglo-americanas. Porque se formos para França, então a Françoise e a Sylvie eram totalmente donas do meu coração (ainda são)

Zeca do Rock disse...

Pois é, todas aquelas que o Rato mencionou são excelentes, mas eu acho que vou ainda um pouco mais atrás repescar a Brenda Lee, a Connie Francis, a Diana Ross, a Aretha Franklin, a Dusty Springfield, ai meu Deus que eu não posso parar!...