11/24/2010

Discografia

Com  o lançamento, hoje, de mais un duplo CD que inclui uma música minha, fica assim organizada a minha modesta discografia:

1961 – Zeca do Rock e o Conjunto de Manuel Viegas – EP Alvorada MEP 60425

(Menina, Sansão foi Enganado, Nazaré Rock, Dezassete)

1963 – Pão Amor e Totobola (trilha sonora) – EP Parlophone LMEP 1.155

(Twist para Dois)

1997 – Biografia do POP/Rock – Duplo CD Movieplay MOV 30.367-A/B

(Sansão foi Enganado)

2007 – 50 anos de Música Vol. 04 – Os Reis do Ritmo / Anos 50/60 – CD EMI 00946 3 91413 2 6

(Twist para Dois)

2010 – Óculos de Sol – Sucessos do Verão de 60 e 70 – Duplo CD iPlay/VC IPV 1708 2

(Twist para Dois)

2010 – Caloiros da Canção – Duplo CD iPlay/VC IPV 1710 2

(Twist para Dois)

Como pode ser verificado, o tema “Twist para Dois”, da trilha sonora do filme “Pão, Amor e Totobola”, já foi reeditado 3 vezes em CD e o tema “Sansão foi Enganado” foi reeditado uma vez. Isto por causa da guerra das editoras e da falta de cooperação umas com as outras quando são organizadas compilações. Por isso, os temas que – até agora – ficaram de fora, são, na realidade, os que mais sucesso fizeram nos anos 60, o que não deixa de ser bizarro. Só gostaria de salientar que, em países “subdesenvolvidos'’ como o Reino Unido e os Estados Unidos da América, este fenómeno não se verifica e a cooperação impera. Porque será?!…

3 comentários:

ié-ié disse...

Tens toda a razão, Zeca, e eu que o diga! "Sansão Foi Enganado" está numa colectânea que também organizei com canções só da Movieplay.

Abraço!

LT

Zeca do Rock disse...

Eu sei, Luís, e espero ardentemente que a Movieplay te encarregue de nova tarefa aproveitando a onda de "revival" que grassa por aí, para que as minhas músicas enjeitadas possam finalmente ver a luz do dia em CD.

Unknown disse...

Bem, de facto existe uma grande lacuna nas edições discograficas portuguesas referentes à decada de 60, sei que editaram toda a discografia do Conjunto Académico de João Paulo, Sheiks e Tártaros,e Pop Five Music Incorporated, mas acho que ficou-se por aí, de vez em quando aparecem umas compilações muito incompletas e na maioria repetem sempre os mesmos temas intercalados com outros que ainda não tinham sido editados em CD, também muitas dessas editoras dos anos 60 hoje não existem mais, Ritmo e Riso, Rapsódia, Radio Triunfo (Alvorada), Arnaldo Trindade (Orfeu), Marfer, e outras mais, sei que a Movieplay Portuguesa comprou o espólio dalgumas dessas empresas, a Edisco também tem parte desse espólio, a Valentim de Carvalho encerrou a sua actividade como editora discografia e licençiou o seu espólio à IPLAY que tem editado alguma coisa, mas tem muita coisa da decada de 60 que tem ficado de fora em edição CD, tenho muitos discos vinyl de uma coleção que já vem de meu pai, que estou a digitalizar e a recuperar para CD-R, mas tenho pena que as editoras não tenham grante atenção para os trabalhos que se fizeram na área do rock/pop em Portugal na década de 60.